- 9 outubro 16
- Digital Marketing
- In: Eurostat - Fevereiro 2016
Eurostat - Social Media
Estatísticas sobre a utilização dos social media por parte das empresas. Portugal segue a tendência da média dos países da EU/28.
Em 2015, cerca de 39% das empresas da UE/28, utilizam social media - tais como, redes sociais, blogs, sites de partilha de conteúdos sociais e wikis. A utilização dessas aplicações em três de cada quatro dessas empresas (79%) tem como objetivo construir sua imagem e para a comercialização dos seus produtos ou serviços.
As redes sociais continuam sendo o meio preferido das empresas de comunicação social, com um forte incremento desde 2013.
Mais de metade das empresas da UE que utilizaram social media, são especialmente empresas do sector do alojamento, que o fazem para obter opiniões e comentários dos clientes ou para responder às suas perguntas.
A dimensão da empresa não parece ser o factor determinante para as empresas que usam social media para atrair clientes: 78% das pequenas empresas têm como objectivo a construção da sua imagem ou a comercialização de produtos ou serviços, que compara com os 83% das grandes empresas.
Eurostat, Fev. 2016
Portugal encontra-se em linha com a média dos países da EU a 28 quanto à utilização das redes sociais pelas empresas, com um valor ligeiramente superior à média europeia.
Quanto à percentagem de empresas presente na internet por via da utilização de website, em Portugal esta é de 61%, muito aquém dos 75% da média da EU/28, o que permite concluir que existe ainda um significativo mercado a explorar pelas empresas TIC.
A Eurostat fará uma nova atualização destes dados em Abril de 2018.